sexta-feira, janeiro 29, 2010

Novas experiências

Finalmente online! Depois de um bom tempo longe da internet, consegui uma brechinha. Tanta coisa aconteceu nesse meio tempo. Ando meio viciada em televisão esses dias, tem tanta coisa legal pra assistir na tv fechada. Além disso, recebi um convite bem inesperado, uma pessoa pra quem não podia dizer não me chamou pra dar aula pra 4ª, 5ª e 6ª série, eu pensei e de cara respondi que não, mas reconsiderei e aceitei, é um dinheirinho a mais e tô precisando pra conseguir ir embora como eu quero. 

Loucura, talvez, foi o que pensei no começo, como consegui ser tão mercenária. Não queria repetir a experiência traumática da outra escola (onde aprendi a ser assim), mas avaliei melhor e pensei que nada poderia ser igual àquele lugar, por pior que fosse. Estava certa. Eu finalmente me sinto numa sala de aula de verdade, não num hospício tentando me organizar pra não enlouquecer e me esforçando pra ensinar alguma coisa pra um monte de doido. É tão diferente, tô realmente apaixonada. Já me disseram que costumo me apaixonar muito fácil pelo que faço, mas tem que ser assim, afinal a minha vida emocional é um desastre, preciso me apaixonar por alguma coisa.

Enfim, todos aqueles projetos e atividades que desenvolvi durante aquelas milhões de aulas inúteis de ensino e aprendizagem na graduação finalmente estão sendo colocadas em prática e são bem aproveitadas, meus alunos aprendem muito rápido. Quem diria que algum dia eu sentiria algum prazer em dar aulas de língua portuguesa. 

Aquelas crianças são fascinantes, elas me respeitam de verdade, não preciso me impor fazendo-as ter medo de mim — por incrível que pareça era isso que eu tinha que fazer na outra escola —, eu ando no corredor cheio de bracinhos em volta da minha cintura e ai de mim se não der um beijo, um abraço que seja nas minhas meninas. Só pra ter uma idéia um dia desses entrei em sala pra dar aula pra 4ª série e o quadro tava cheio de coisas como “titia é boua comigo”, “a titia é bonita”, “o cabelo da tia é firme” e muitas outras coisas. Incrível como pequenas palavras conseguem demonstrar tanta coisa e me desestabilizar tão fácil.

Sei que é uma experiência temporária e eu adoro a ideia de que esteja sendo tão agradável. Conseguir ser bem aceita como fui no ensino médio foi fácil, já tava acostumada, o meu medo era conseguir ser aceita pelas crianças, me adequar à linguagem, ao estilo, à realidade delas, isso sim é que é desafio. Espero que continue sendo assim.

Nenhum comentário: